Notícias

  • Ago

    09

    2023

Programa Empreendedor do Futuro inicia segundo semestre com série de atividades

Nesse primeiro encontro pós recesso, foi realizado uma palestra sobre trabalho e carreira, e o início da atividade “Criando Minha Empresa”

   No dia 5 de agosto, sábado, às 8h30 no Salão de Eventos Alcides Milan, sede da ACE Batatais, tiveram início as atividades do segundo semestre do Programa Empreendedor do Futuro. O encontro contou com a participação de dois profissionais, Daniel Canavez, responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa Marispan e Brayan Rampin, consultor de negócios na empresa Bravo Gestão e Inovação.

Após o período de recesso do programa, que coincidiu com as férias escolares, o Salão de Eventos da ACE voltou a receber os Empreendedores do Futuro. O gerente executivo da entidade, Luiz Carlos Figueiredo, recepcionou os jovens e deu início às atividades, apresentando os convidados Daniel e Brayan, dois profissionais experientes em suas áreas e que fizeram um bate-papo muito informativo.

Brayan Rampin deu depoimentos importantes aos participantes do programa, com dicas de como se portarem nos processos de seleção das empresas e atuarem no mercado de trabalho para terem êxito nas profissões que escolherem, comentando sobre o perfil de colaboradores que as empresas mais buscam, o trabalho em equipe, iniciativa, estudo constante, aperfeiçoamento, reconhecimento e planos de carreira. Daniel Canavez, apresentou o Programa Jovem Aprendiz Marispan, que tem como objetivo oferecer vagas aos jovens para os cursos do Senai e intercambio com a empresa, alertando sobre a importância de realizar um curso técnico e a demanda das indústrias. Um bate-papo leve e ao mesmo tempo muito informativo. Os jovens gostaram muito e aproveitaram para tirar algumas dúvidas.

Após a palestra com Daniel e Brayan, Figueiredo lançou uma atividade que exigirá empenho e atenção dos jovens, a criação de pequenas empresas entre eles, com as funções de presidente, gestor administrativo, gestor de marketing, gestor financeiro e gestor de vendas.

“Inicialmente, fizemos a escolha de oito jovens, tendo como critério as notas do processo de seleção, participação nas atividades, liderança, e faltas, os demais tiveram a oportunidade de descrever o perfil que mais têm aptidão, nas áreas administrativas, financeira, marketing e vendas. Sem a identificação dos participantes, foi efetuada a escolha das oito equipes, que terão como meta criar, planejar e realizar as atividades de uma empresa fictícia. A equipe de coordenação do Programa, dará a orientação necessária a todos até o final da atividade”, comentou Figueiredo.

Ainda segundo o gerente, a atividade de criação das empresas será um exercício importante para os jovens terem noção de como funciona um negócio empreendedor, passando por quase toda a sua dinâmica, experimentando as dificuldades, erros e acertos, uma espécie de laboratório. Os avanços, desenvolvimentos e resultados só serão conhecidos nos próximos encontros do Programa Empreendedor do Futuro.