História ACE Batatais

Associação Comercial e Empresarial de Batatais – desde agosto de 1978 

Uma linda história de muito trabalho em prol da classe empresarial do município. A Associação Comercial e Empresarial de Batatais completará em agosto de 2022, seus 44 anos de fundação, motivo de orgulho para todos os associados e para toda a cidade. Já são mais de quatro décadas de existência da entidade, que se apresentam em forma de desenvolvimento, representatividade, força econômica, política e social. Cada presidente e diretor que passou pela ACE Batatais deixou a sua contribuição, com ações, ideias e tempo pessoal, que transformaram em reconhecimento como uma das entidades mais atuantes da região e no Estado de São Paulo, em comparativos com cidades com número populacional semelhante e até maiores.

Todos os diretores que contribuíram muito para que a ACE Batatais chegasse ao ano de 2022 com tanto sucesso, mais fortalecida, oferecendo muitos benefícios para todos os associados, mas há de se destacar a atuação dos presidentes José Marcelino Krempel (fundador), José Anselmo Barcelos, Sergio Donizeti Xavier, Ennio Cesar Fantacini, José Eduardo Latuf Dau e Gino Ivair Bellon. Atualmente Ennio Cesar Fatacini está exercendo seu quarto mandato, o biênio 2022 – 2023.

Como tudo começou

José Marcelino Krempel foi um empresário do ramo de confecções muito conhecido no município e foi ele que deu início à história da atual ACE Batatais, na época com a denominação de ACIB (Associação Comercial e Industrial de Batatais), um dos fundadores da entidade que lembra em detalhes a história de como tudo começou.

Segundo Krempel, a Associação Comercial de Batatais já existia antes de 1978. Ele afirma que a primeira fundação foi em 1933. Porém, não se sabe porque e nem como, ela acabou, sendo fundada novamente décadas depois. Na época, Krempel comenta que havia um Serviço de “Proteção ao Crédito” em Batatais, que estava sob a responsabilidade de um senhor chamado José Prévide, que era proprietário de um Cartório de Imóveis e tinha uma sala com o departamento.

Havia cerca de 15 comerciantes associados a esse serviço de averiguação de crédito. Krempel foi ao Cartório e fez uma pesquisa, constatando que não havia nenhum registro sobre a existência de uma associação comercial em Batatais, nem um dado sequer de que um dia ela existiu.

“A associação pode ter existido de fato, mas não de direto. Convidei os empresários Rubens Rampim, o Zequinha da Jumil, o Jesus Montoaneli e fizemos algumas reuniões juntos. Fui à São Paulo na FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) para montarmos o estatuto, fizemos a primeira reunião na sede social da Associação Beneficente Recreativa Operária (ABR) e conseguimos instalar a instituição legalmente em Batatais, na data de 25 de agosto de 1978”, contou Krempel.

Krempel e outros diretores da nova Associação fundada na cidade começaram a visitar os pontos comerciais para convidar os comerciantes a fazerem parte da ACE. “Tivemos muita dificuldade. Ninguém acreditava na nova entidade, mas conseguimos cinco associados, depois mais 10, depois mais 15 e hoje temos mais de 600 empresas associadas. Permaneci oito anos à frente da entidade, em seguida passei a presidência para José Anselmo Barcelos, que foi eleito na oportunidade, com cerca de 130 sócios. O Barcelos ficou mais uns 12 anos como presidente”, disse ele.

O ex presidente comemora o desenvolvimento da ACE Batatais e tudo o que ela representa atualmente. “Aquela pretensão que tínhamos naquela época, graças a Deus rendeu bons frutos, pois o Barcelos foi meu sucessor, ele tentou fazer a sede própria da ACE na rua Coronel Joaquim Alves, mas teve dificuldades, o que aconteceu na administração do Sérgio Donizeti Xavier, ele foi um baluarte e conseguiu fazer esse prédio maravilhoso ao lado da rodoviária. O Ennio, o José Eduardo e o Gino contribuíram muito também, com novas ideias e ações de fomento. Hoje a Associação Comercial é realmente uma entidade patronal que tem tudo para se impor e fazer a cidade crescer. Uma cidade só cresce com emprego e renda”, ressaltou.

Krempel elogiou os atuais diretores da ACE Batatais. “A nossa Associação Comercial tem uma diretoria que trabalha bem, com a instituição sólida, muito bem organizada. A ACE teve alguns momentos de dificuldade, mas ela só cresceu nesses anos todos. Temos força econômica, política e social. Fico muito contente que a ACE esteja assim. Ela foi criada para unir comerciantes e empresários. Quem ainda não for sócio deve passar a fazer parte desta importante associação. A mensalidade de participação perto dos benefícios que a ACE oferece, passa a ser um valor irrisório”, disse.

Ao final, o fundador da ACE Batatais agradeceu pela oportunidade de poder contar a história da entidade. “Fico muito contente com a lembrança do meu nome na ACE e faço votos para que a nossa associação continue com a sua filosofia de trabalho, fazendo o impossível para que a cidade cresça realmente, que seja criado novos postos de trabalho, que a ACE Batatais faça parte dessas criações, auxiliando os setores industrial, comercial e de serviços, com os empresários participando mais ativamente das reuniões da ACE”.