Notícias

  • Out

    22

    2021

Presidente do CMEC Facesp visita a ACE Batatais

Ana Claudia Badra Cotait se reuniu com as coordenadoras do CMEC Batatais, parabenizou a formação e todo auxílio e apoio que o conselho da AC tem prestado

Na sexta-feira, 22, às 10h, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), visitou a sede da Associação Comercial e Empresarial de Batatais (ACEB), onde foi recepcionada pela coordenadora geral Paula Mariano Garcia e pelas demais integrantes do CMEC Batatais.

Ana Claudia Cotait chegou à ACE Batatais acompanhada pela assessora pessoal, Dominique, e pelo assessor da superintendência geral da Facesp, José Olival. Após conhecer as dependências da entidade, a presidente se reuniu com as coordenadoras do CMEC Batatais, Paula Garcia, Elidiane Luchetti de Oliveira, Cassia Aparecida de Souza, Elaine Cristina Luchetti, Lilia Patrícia de Oliveira e Ana Paula Gonçalves, além da colaboradora da entidade, Sueli Corrêa.

Inicialmente, Paula Garcia contou à Ana Claudia sobre as ações do CMEC Batatais, que vem promovendo palestras, oficinas e encontros com as empresárias da cidade, em seguida pediu para que todas as integrantes se apresentassem à presidente e falou um pouco da história de como o CMEC foi criado na ACE.

“A Sueli Corrêa foi uma grande incentivadora. O CMEC Batatais foi criado na gestão do presidente Gino Ivair Bellon, em 2019. Foi um grande avanço no que diz respeito à participação da mulher empresária na nossa associação. Sempre procuramos promover eventos que evolvam mais as mulheres. Temos um Café da Manhã com Palestra agendado para o próximo dia 27, em alusão ao Outubro Rosa, onde uma ginecologista falará sobre câncer de mama”, disse Paula.

As coordenadoras do CMEC Batatais entregaram um presente a Ana Claudia, um jogo de chá em porcelana com as iniciais dela e do marido, o presidente da Facesp, Alfredo Cotait. “Adorei. Vou tomar chá com esse presente e enviar o vídeo a vocês”, agradeceu a presidente.

Assumindo a palavra, Ana Claudia Cotait discorreu sobre a criação do CMEC na ACSP e na Facesp. “Trabalhei por muito tempo como funcionária pública do Senado, a maior parte da minha vida foi em Brasília, aprendi muito e isso amplia a visão. Mudei para São Paulo e quando o Alfredo assumiu a ACSP e a Facesp, havia um Conselho da Mulher, mas bem pouco atuante. Eu queria quebrar paradigmas. Se eu fosse fazer algo, teria que ser bem feito e o Alfredo me deu carta branca para atuar. Quero que os CMECS mostrem que as mulheres podem ser atuantes e esse foi o trabalho que fiz. Inicialmente, tínhamos apenas oito conselhos de mulheres empresárias no Estado, hoje temos 160 CMECs efetivos e quero chegar a 300 no próximo ano”, ressaltou.

Ana Claudia disse que o trabalho que desenvolve junto à Facesp foi também uma forma de estar junto ao seu marido, pois sabia que como presidente da ACSP e da Facesp sempre estaria com muitos compromissos. “Quero que o meu trabalho fique marcado na gestão do Alfredo. Pedi condições a ele para que eu pudesse implantar os CMECs, uma forma de unir as empresárias. As mulheres nascem empreendedoras, procuramos passar segurança e confiança para as mulheres serem líderes”, disse.

Segundo a presidente, a região a qual Batatais pertence possui mais dois CMECs ativos, Franca e Morro Agudo. Ela pediu às integrantes do CMEC Batatais para que iniciem um trabalho de contato com empresárias das cidades próximas para que criem também seus conselhos da mulher, informando que iria disponibilizar uma apostila para que Paula Garcia e as demais integrantes pudessem orientar esse processo nas visitas às ACs da região.

Finalizando, Ana Claudia, informada sobre a inserção de três mulheres na composição da próxima diretoria da ACE Batatais, elogiou o avanço da representatividade feminina na cidade e apresentou algumas ações, parcerias e projetos do CMEC da Facesp, como o Prêmio Tarsila do Amaral, que homenageia e premia mulheres empreendedoras, com inscrições abertas até o dia 25 de novembro, criação do Espaço Mulher Autora em bibliotecas municipais e o Projeto Menina Mulher, como lei municipal para a distribuição de absorventes íntimos para jovens, que muitas vezes deixam de frequentar aulas em períodos menstruais, um dos grandes motivos de evasão escolar.

Ana Claudia Badra Cotait, acompanhada pelas integrantes do CMEC Batatais, foi conhecer as obras de Cândido Portinari no Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde e visitou algumas empresas, encerrando a visita em Batatais em um almoço de confraternização com as coordenadoras do conselho.