Notícias

  • Jul

    29

    2021

Presidente da ACE e prefeito de Batatais participam do Encontro de Articulação Regional

 

A iniciativa do Sebrae e FGV tem como objetivo articular a rede de agentes regionais com o foco na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento de empreendedorismo.

O presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, e o prefeito municipal Juninho Gaspar, estiveram participando nesta quinta-feira (29), do 2º Encontro de Articulação Regional de Políticas Públicas, realizado na Unifacef, na cidade de Franca. O programa de articulação é uma iniciativa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo articular a rede de agentes regionais com o foco na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento de empreendedorismo.

No primeiro encontro, realizado em maio deste ano, os representantes dos municípios apresentaram para Sebrae e FGV um diagnóstico das demandas nos seguintes eixos: inclusão produtiva, compras governamentais, desburocratização e governança.

Neste segundo encontro os participantes foram divididos em grupos, tendo como tarefa analisar as demandas e apresentar propostas que possam ser viabilizadas para realização de ações articuladas entre os municípios visando o desenvolvimento socioeconômico.

O município de Batatais esteve representado ainda pelo gerente executivo da ACE, Luiz Carlos Figueiredo, e pela prefeitura, o chefe de gabinete Orion Francisco Marques Riul Junior (Juninho Riul), o procurador geral do município, Rafael Coelho do Nascimento, a secretária de assistência social e cidadania, Ana Carolina Inácio Rodrigues, o secretário de administração, Vinícius Bergamo Silva, e o controle interno, João Batista de Mello.

A implantação dos programas de articulação será coordenado pelo Sebrae, com consultoria técnica da FGV e da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre os principais pontos discutidos foram tratados os seguintes assuntos: capacitação de compras públicas para os servidores municipais e pequenos empresários, o desenvolvimento regional do turismo, a desburocratização dos serviços públicos e o sistema de

 comunicação e uniformização dos processos, apoio ao pequeno empresário por meio de parcerias com o Sebrae, Senai e Senac, ações de inclusão produtiva para as pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, programas de capacitação e apoio ao pequeno empresário.

Nos próximos 45 dias o Sebrae estará ordenando as ações priorizadas e organizando reuniões para a implantação dos programas nos municípios.

O presidente da ACE, Ennio Cesar Fantacini, destacou a importância da parceria firmada entre a prefeitura e o Sebrae, e colocou a estrutura da entidade para articular junto à classe empresarial as ações de desenvolvimento econômico do município.