Notícias

  • Jan

    26

    2024

Prefeito Juninho Gaspar participa da reunião da diretoria da ACE

Na noite de 23 de janeiro, terça-feira, atendendo ao convite do presidente da ACE Batatais, Antônio dos Santos Moraes Júnior, o prefeito Luis Fernando Benedini Gaspar Júnior participou da primeira reunião ordinária da diretoria da entidade. O convite à Juninho Gaspar foi efetuado com o objetivo de tratar políticas públicas para o desenvolvimento econômico do município. Os principais assuntos discutidos foram:

Distrito Industrial Rudolf Kamensek:

O prefeito informou que a rede elétrica já foi instalada, solicitado à CPFL a ligação da energia ao sistema de distribuição da companhia, com prazo de vencimento no dia 10/04/2024. Os equipamentos de bombeamento da rede de esgoto serão instalados após a ligação da rede elétrica, da mesma forma, a ligação do bombeamento do poço artesiano do local antes do pedido de vistoria e liberação pela Cetesb. Segundo Juninho Gaspar, a Cetesb tem até 90 dias para liberar para construção. Ele informou ainda que os 17 lotes restantes serão licitados somente após a liberação do distrito.

Incubadora de Empresas:

A concessão do direito real de uso do imóvel da Incubadora de Empresas, situado no Distrito Industrial Ermelindo Dias de Morais, foi prorrogado por mais cinco anos, para a gestão da ACE Batatais.

Na oportunidade, o presidente da ACE, Prof. Moraes, efetuou mais duas reivindicações ao prefeito; a primeira delas é a concessão de mais uma área de dois mil metros quadrados, ao lado do segundo barracão, para a construção e instalação de mais uma unidade para abrigar empresas incubadas. Informou que há solicitações de sete empresas e que a estrutura atual não suporta a demanda.

A segunda reinvindicação é para a instalação de um “Hub de Inovação”, no espaço da Incubadora de Empresas, para abrigar empresas jovens – as famosas start’ups – criando um espaço físico para que seja colocado em prática ideias inovadoras.

Legislação Urbana:

O prefeito Juninho Gaspar, informou que após o recebimento da proposta de análise e revisão das Leis Urbanas (Plano Diretor, Uso e Ocupação do Solo e Código de Obras), enviada pela Comissão de Discussão e Sugestão, nomeada pela Portaria n.º 27.766, de 12 de junho de 2021, foi encaminhada à Secretária Municipal de Obras, já passou por revisões, sendo encaminhada, posteriormente, para a Procuradoria Geral, que efetuou a análise com alguns apontamentos e devolvido para o setor de obras. Segundo o prefeito, o trâmite deve se encerrar dentro de um prazo de até 60 dias e depois enviado para a Câmara Municipal, que deverá realizar audiências públicas e colocar em discussão e deliberação o assunto em pauta.

Área Azul:

Questionado sobre a demora de reativação da Área Azul no centro da cidade, suspenso desde 2021, Juninho Gaspar informou que a Prefeitura já realizou duas licitações, sendo as duas canceladas diante de recomendações do Tribunal de Contas. Segundo ele, já foi providenciado um novo edital, e dentro de até 60 dias deve ser publicado, abrindo prazo para a licitação e contratação de empresa para a gestão da Área Azul.

Poço Artesiano do Desengano:

Sobre o início de operação do Poço Artesiano do Desengano, nas proximidades do Jardim Esperança, o prefeito informou que o poço já foi perfurado e o sistema de adutoras e reservatórios serão instalados dentro do prazo de até oito meses. Segundo o prefeito, a instalação do sistema de abastecimento de água do Desengano irá atender os bairros do Mariana, Jardim São José, Jardim Helena e proximidades, permitindo aliviar a sistema de abastecimento da Santa Cruz, que hoje atende os bairros citados e outros bairros da cidade.