Notícias

  • Ago

    05

    2021

Hemocentro de Batatais convida população a fazer doação de sangue

Para ser doador, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Maiores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsáveis também pode doar

O Hemocentro de Batatais, localizado em anexo ao Hospital Major Antônio Cândido, faz o convite a todas as pessoas que nunca doaram a fazerem uma visita ao posto de coleta para conhecer como os trabalhos são feitos no dia a dia e, depois, se quiserem, fazer a doação de sangue, que é um ato de cidadania e amor ao próximo.

Nos períodos de frio e de maiores restrições de combate à pandemia do Coronavírus, como o lockdown decretado no mês de maio em Batatais e em algumas cidades da região, houve uma redução no número de doadores de sangue e como efeito colateral, a falta gerou alguns problemas na região, como o cancelamento de cirurgias.

Segundo informações do Hemocentro, os meses de maio e julho foram um pouco difíceis para, primeiro por causa das restrições em função da pandemia e do número alto de pessoas contaminadas, depois pela queda de temperatura por alguns dias, porém no mês de junho houve uma recuperação, com os doadores indo ao nosso posto de coleta naturalmente, agora entra agosto e o posto de coleta precisa novamente desse ato de solidariedade.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto ao Hemocentro. Também pode doar pela primeira vez quem tiver até 60 anos e jovens maiores de 16 anos e menores de 18 acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

É recomendável ainda evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação, além de não ter ingerido bebidas alcoólicas por um período 12h e evitar fumar 2h antes do procedimento. Homens podem doar a cada três meses, e mulheres a cada quatro meses.

O doador deve comparecer ao local com máscara, seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia. No local há álcool volume 70% e o atendimento é feito um a um. Da chegada ao final do procedimento, a média de tempo que leva de doação de sangue é de, aproximadamente, 45 minutos.

Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve aguardar sete dias para doar, se estiver com gripe e resfriado deve ficar sem doar temporariamente. Mesmo após a recuperação, é preciso aguardar uma semana para voltar a doar sangue.

O Hemocentro de Batatais não está agendando horário de coleta. O atendimento está sendo feito por ordem de chegada, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, e aos sábados são distribuídas senhas, limitando o atendimento a 25 pessoas das 7h às 10h.

O Hemocentro de Batatais está localizado à Rua Dr. Manoel Furtado, n.º 235 – Centro. Para mais informações, ligue (16) 3761-4004.