Notícias

  • Ago

    26

    2021

Golpistas usam nome da Vigilância Sanitária em tentativa de clonagem de celular

Um empresário recebeu ligação de um falso funcionário de que havia denúncia de descumprimento de protocolos sanitários

Nesta semana chegou um alerta de golpe na ACE Batatais. Um empresário informou que recebeu ligação telefônica de uma pessoa se identificando como “funcionário” da Vigilância Sanitária de Batatais, afirmando que havia recebido denúncia de que o estabelecimento não estaria cumprindo os protocolos sanitários de combate à disseminação da Covid-19, história que não se sustentou após uma ligação à verdadeira Vigilância Sanitária, que não confirmou a existência de um colaborador de nome “Lucas”, muito menos que a forma de abordagem seria sequer utilizada em casos de denúncias.

Segundo o empresário, uma pessoa ligou em sua loja se identificando como funcionário da Vigilância Sanitária e que havia recebido uma denúncia de que o estabelecimento não oferecia o álcool volume 70% para a higienização das mãos dos clientes. O lojista então era orientado a colocar um código de desbloqueio em seu celular e repassar para o tal funcionário, que alegou que o procedimento seria para o cancelamento do registro da denúncia, já que era a primeira vez que a loja estava recebendo uma reclamação.

“Essa pessoa tem muito boa conversa, que se você não parar para pensar, não tiver um pouco de malícia, acaba caindo. Ele entra em tantos detalhes que realmente parece que estamos errados. Informei a ele que ligaria na Vigilância para confirmar o registro da denúncia e só depois passaria o tal código”, comentou o empresário.

Ao ligar no telefone fixo da Vigilância Sanitária de Batatais para confirmar se constava algum registro de denúncia e se uma pessoa que se identificou pelo nome “Lucas” trabalhava no local, o empresário teve a certeza de que se tratava de uma tentativa de golpe. “Tomem muito cuidado com essas ligações falsas, eles querem clonar celulares e ter acesso às suas informações”, disse.

A assessoria de imprensa da ACE Batatais entrou em contato com a Vigilância Sanitária de Batatais. Fomos informados de que há cerca de 30 dias e também no início do ano tiveram comunicados sobre tentativas de golpe utilizando o nome da instituição. A Vigilância informou ainda que em caso de denúncias, não entra em contato com a empresa antes da visita de fiscalização e também nunca pede ou informa nenhum tipo de código.

“Caso algum empresário, ou mesmo cidadão, receba ligações em seus celulares com uma pessoa afirmando ser funcionário e não aparecer o número do telefone fixo da Vigilância Sanitária no identificador de chamadas, é falso”, informou a instituição.

A Vigilância Sanitária de Batatais está localizada à Rua Dona Adorama, nº 420 – Centro (esquina com a Rua Barão de Cotegipe), o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de contato é o (16) 3761.2564. E-mail: visabatatais@gmail.com .