Notícias

  • Jan

    28

    2022

Em 10 dias foram mais de 1.500 novos casos e oito mortes por Covid-19 em Batatais

Continuar com as medidas sanitárias de combate à pandemia e distanciamento social são imprescindíveis para conter o avanço rápido da pandemia

Devido aos números crescentes de novas confirmações de pessoas contaminadas, nesta semana fizemos um rápido levantamento para comparar o crescimento do Covid-19 em Batatais. Literalmente, houve um salto da infecção, com média de 151 novos casos por dia entre 17 e 27 de janeiro, ou seja, os últimos 10 dias.

De acordo com o levantamento do Informativo Empreenda da ACE Batatais, do dia 17 ao dia 27 de janeiro foram registradas 1.511 confirmações de pessoas que contraíram o coronavírus, nesse período foram registradas oito mortes em função da doença, sendo a primeira do ano de 2022 ocorrida no dia 18.

Já no levantamento feito a partir do dia 1º ao dia 27 de janeiro, o número mais do que dobra. Foram registrados 3.342 novos casos, elevando das 8.103 pessoas que foram infectadas para os atuais 11.445 casos confirmados.

Esse aumento de casos da doença não está acontecendo apenas em Batatais, mas em todo o Brasil. Inicialmente não haviam muitas pessoas com sintomas graves, porém há alguns dias os leitos de UTI já começaram a apresentar percentual alto de ocupação, principalmente das alas infantis, o que é muito preocupante.

Outro fato que deve ser observado pelas autoridades sanitárias é o grande número de pessoas em isolamento domiciliar, que são transmissoras em potencial e devem permanecer no isolamento para evitar a transmissão e, assim, desacelerar os números de novas contaminações.

Batatais chegou a registrar números acima de 200 confirmações diárias com muitos testes sendo realizados, porém houve uma redução de testagens e os números de confirmações tiveram queda, o que não significa que a Covid-19 está recuando, mas que podem haver pessoas com sintomas leves ou assintomáticas que, muitas vezes, nem sabem que estão contaminadas, mas estão transmitindo o vírus.

Diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram nesta sexta-feira (28) a venda de autotestes da Covid-19. Os testes, que poderão ser feitos pelo paciente em casa e sem a ajuda de um profissional da saúde, serão uma ferramenta a mais para diagnosticar a infecção pelo coronavírus. A venda deve ocorrer em farmácias e em estabelecimentos que podem comercializar produtos de saúde, desde que tenham a licença sanitária e estejam regularizados. Ainda não há previsão de quando os autotestes estarão disponíveis para compra.

Por enquanto, as medidas mais eficazes que contribuem para o combate e controle da pandemia é tomar as vacinas contra o coronavírus, usar máscara facial, sempre higienizar as mãos e objetos de uso pessoal com álcool vol. 70, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Se precisar ir à estabelecimentos comerciais, evite levar crianças que ainda não foram vacinadas ou que tenham menos de 5 anos de idade.