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  • Mar

    29

    2022

CUIDADOS COM OS BOLETOS!

Nossos associados relataram terem recebido boletos bancários para pagamento de serviços que não contrataram. Os boletos são emitidos propondo um serviço de consulta de CPF e CNPJ via internet.

Lembramos que o associado da ACE Batatais tem à disposição os serviços da Boa Vista SCPC, que dispõe de consultas cadastrais e de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

Antes de fazer o pagamento de um boleto bancário, adote os seguintes cuidados:

  • No campo “beneficiário”: ali deve estar o nome e o CNPJ ou CPF do emitente do boleto. Certifique-se de que se trata da pessoa ou empresa de quem você adquiriu o produto ou serviço.

  • Observe no campo “instruções de responsabilidade do beneficiário” se não há menção a negócios diferentes daqueles que você contratou. Neste campo também estarão informações como multas e juros e se o título será protestado se não for pago no vencimento.

  • No campo “pagador” devem constar o seu nome ou da sua empresa, bem como o CPF ou CNPJ.

  • Verifique também outros dados da negociação, como o vencimento e o valor da parcela.

Se tiver dúvidas ou precisar de correções, entre em contato com o emitente do boleto ou com a instituição financeira.

 

Cuidado com o “boleto proposta”.

O chamado “boleto proposta” está regulamentado pela Circular nº 3956/2019 do Banco Central do Brasil.

O boleto que mencionamos no início deste texto é exatamente um “boleto proposta”.

Ele não se destina a pagar por um produto ou serviços já adquirido, mas para propor um serviço ou a aquisição de um produto. Segundo a Circular nº 3956/2019, ao pagar o boleto, o pagador aceita o produto ou serviço.

De acordo com o Diretor de Assuntos Jurídicos da ACE Batatais, Alexandre dos Santos Toledo, apesar da regulamentação pelo Banco Central, o “boleto proposta” pode ser considerado um expediente ilegal de oferta de produtos e serviços aos consumidores, seja por induzir o consumidor a erro, seja por oferecer produtos e serviços não solicitados pelo consumidor, a exemplo do que antigamente ocorria com o envio de cartões de crédito sem prévia solicitação.

 

O que fazer se o boleto é meu ou é proposta que não tenho interesse.

Se você recebeu um boleto que não se refere a um negócio que você contratou, se ele contém informações incorretas ou se refere a uma proposta que você não tem interesse, adote as seguintes providências:

  • Não pague o boleto.

  • Notifique o emitente e a instituição financeira para cancelar ou corrigir o boleto (a notificação pode ser feita pelos canais de comunicação disponíveis nos sites do emitente ou da instituição financeira, mas opte por uma modalidade que você possa comprovar o recebimento, como o e-mail ou o telegrama com A.R.).

  • Faça boletim de ocorrência. É possível fazer on-line em https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia

  • Se o beneficiário do boleto é uma empresa, você pode registrar reclamação no PROCON: on-line: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login. Ou pessoalmente. Em Batatais o PROCON funciona na Rua Cel. Joaquim Rosa, n.º 424, telefone 16-99400-0773.

Fique atento se receber uma notificação de protesto do boleto ou de inscrição em cadastros de inadimplentes (como o do SCPC-Boa Vista): neste caso, procure um advogado com urgência.