Notícias

  • Jan

    06

    2022

Batatais enfrenta surto de Covid após festas de fim de ano

Em oito dias, isolamento domiciliar pela doença saltou de 39 para 371 casos, com recorde de 132 novos casos em um único dia

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Batatais, os números de novas contaminações praticamente despencaram no segundo semestre de 2021, não sendo registrada, praticamente, nenhuma internação hospitalar, mas após as festas de fim de ano a cidade passou a enfrentar um surto da doença, registrando 340 novos casos em apenas oito dias.

A situação se torna preocupante pelo número de pessoas procurando a rede pública de saúde em busca de exames e tratamentos para problemas respiratórios e apesar do crescimento súbito de casos, não foi registrado nenhum considerado grave até o momento.

No dia 29 de dezembro, a elevação de registro já dava sinais de que um crescimento de casos de contaminação por coronavírus poderia acontecer, com 18 confirmações nas últimas 24 horas e 39 pessoas em isolamento domiciliar. No dia 30 a tendência de crescimento novamente se apresentou, com 44 novos casos, havendo uma redução no dia 31 de dezembro para 16 confirmações e números ainda mais baixos nos dias 1 e 2 de janeiro deste ano, com o total de 108 pessoas em isolamento domiciliar. Ainda no dia 3 foram confirmados mais 36 novos casos, somando 143 pessoas contaminadas e isoladas.

As contaminações começaram a crescer exponencialmente a partir do dia 4 de janeiro, com 100 casos confirmados nas últimas 24 horas, e no dia 5, com recorde de confirmações de pessoas contaminadas em um único dia, 132 casos, aumentando para 371 pessoas em isolamento domiciliar, ou seja, um crescimento de 951% em apenas oito dias. O maior número de confirmações em um mesmo dia, 103, foi registrado no dia 18 de maio de 2021, quando haviam 606 pacientes em isolamento domiciliar, nove internados na UTI e sete na enfermaria.

Segundo informações, nem na pior fase da pandemia em Batatais no ano passado havia sido registrado tantos casos de pessoas contaminadas em um único dia. Com um percentual alto de vacinação na cidade, os pacientes têm apresentado apenas sintomas leves. Um agravante nesse período é também o aumento de casos de gripe comum.

No dia 4 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde informou em sua página do Facebook que a UPA 24h de Batatais (Unidade de Pronto Atendimento) atendeu, apenas nos últimos 15 dias, 3570 pacientes, com uma média diária de cerca de 300 atendimentos. Além dos casos de emergência (risco de morte iminente), informou que houve um aumento da procura de pacientes com Síndromes Gripais no local, que estão sendo investigadas em protocolo inicial por testagem para a COVID-19.

O presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, orienta as empresas a redobrarem os cuidados de prevenção e combate ao Covid-19.

“A pandemia não acabou e está voltando a ganhar força. Exijam o uso de máscara tanto de seus funcionários quanto de clientes dentro de seus estabelecimentos, o uso de álcool 70% para higienizar as mãos é obrigatório, mantenha a distância de outras pessoas, respeitando o limite de 1,5 metro em filas de caixas. Certifiquem-se de que seus funcionários estão tomando as doses das vacinas contra a Covid. Vamos manter todos os cuidados para que não voltemos a ter problemas tão graves como os que vivemos no primeiro semestre de 2021, com vários pacientes em estado grave, precisando de internação e o hospital com os leitos lotados”, ressaltou Ennio.