Notícias

  • Mai

    13

    2021

ACE participa de audiência pública sobre a MP 1040

A convite do deputado federal Marco Bertaioli, vice presidente da Facesp a ACE Batatais esteve representada pelo gerente executivo, Luiz Carlos Figueiredo, na audiência pública virtual da Câmara dos Deputados, realizada na tarde desta quarta-feira (12), onde foi apresentada a Medida Provisória 1040/2021, publicada no último dia 29 de março, que trata da modernização do ambiente de negócio.

                A audiência teve início às 16h e terminou por volta das 18h15, e contou com a participação de vários representantes da sociedade civil e de diversos órgãos públicos que debateram sobre o aperfeiçoamento da Medida Provisória.

                Os principais pontos discutidos foram sobre a desburocratização dos procedimentos para a abertura de empresas e aprimoramento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) a simplificação do sistema de Registro Público de Empresas Mercantis; as novas regras para governança de companhias abertas, da proteção de acionistas minoritários, a simplificação para a abertura de capital para investimento do exterior e abertura de empresas estrangeiras, e simplificar tramitação para a importação e exportação.

                A ACE Batatais apresentou no debate a necessidade da simplificação para a abertura e encerramento de empresas, bem como o Balcão Único, tendo em vista que uma empresa necessita de fazer o registro em três órgãos tributários diferentes, ou seja, no governo federal, estadual e municipal. A ACE de Sorocaba sugeriu que centralizar no órgão que esteja mais próximo do empreendedor.

A ACE Batatais encaminhou o deputado Marco Bertaioli, proposta para a desburocratização da validação de produtos e equipamentos da área da saúde, tendo em vista que passa pela Vigilância Municipal, Regional, Estadual e Federal. Citando como exemplo uma empresa de Batatais que tem seu processo parado desde setembro do ano passado.

Durante o debate foram apresentadas as seguintes propostas:

  • Pedido de desburocratização para a abertura de um negócio na área da saúde, que atualmente leva em médias 3 a 5 meses, pois o processo tem que passar em 6 órgãos diferente e cada um da 15 dias de prazo.

  • Facilitar a compra de carros através de leilões on-line, inclusive desburocratizando o sistema de leilões, a exemplo do que é feito por vários outros países, permitindo a redução o custo do carro para pequenos empreendedores.

  • Ter padronização única da classificação de riscos das atividades das empresas, tendo em vista que há diversas formas de classificação entre os entes federativos.

 

Fonte: ACE Batatais