Notícias

  • Jan

    30

    2021

ACE e Prefeitura discutem medidadas para amenizar impactos as empresas de Batatais.

O Presidente da ACE, Ennio César Fantacini, e o Diretor de Assuntos Jurídicos, Alexandre dos Santos Toledo, estiveram reunidos na tarde deste sábado, 30 de janeiro, com o Prefeito Juninho Gaspar, o Vice-Prefeito, Dr. Ricardinho e a Secretária da Saúde, Bruna Toneti, para discutir medidas que revertam ou, pelo menos, amenizem as consequências da reclassificação da Região de Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo. 
O Prefeito apontou a impossibilidade de o município modificar a própria classificação no Plano São Paulo. Mostrou, inclusive, notificação que recebeu do Procurador-Geral de Justiça, do Ministério Público do Estado de São Paulo, de que ele poderá ser pessoalmente responsabilizado civil e criminalmente se não atender a estas regras. 
A Administração Municipal e a Gestão da ACE chegaram ao consenso de que a reclassificação depende, além de seguir protocolos sanitários para evitar transmissão da COVID-19, ampliar a rede de atendimento, especialmente no município de Ribeirão Preto. A reclassificação à fase vermelha teve como causa principal a insuficiência de estruturas de atendimento especializado para a COVID-19, que já existiram, mas foram desmobilizadas ao longo do segundo semestre de 2020, principalmente na cidade de Ribeirão Preto. 
Ajustaram, então, mobilizar os municípios da região para exigir junto ao Governo Estadual e Federal, os recursos necessários para a ampliação da estrutura de atendimento, incluindo a montagem de hospital de campanha, o aumento de leitos especializados na rede regular e a auditoria das unidades de saúde para apurar a regularidade no uso da estrutura já existente. 
Neste domingo, às 10h30h o Prefeito, O Vice-prefeito e a Secretária da Saúde farão uma live, via Facebook, falando a respeito desta fase que o governo do estado impôs a nossa região. 
A ACE Batatais repudia a reclassificação da região à fase Vermelha, com imposição dos ônus da pandemia aos empresários, quando a causa da reclassificação é a desmobilização das estruturas de atendimento, principalmente na cidade de Ribeirão Preto, ocorrida principalmente pela falta de financiamento do Governo Federal e Estadual para manutenção destas estruturas. 
A ACE Batatais conclama o Sr. Presidente da República, o Ministro da Saúde, o Governador do Estado de São Paulo, o Secretário de Estado da Saúde, bem como todos os Senadores e Deputados Federais e Estaduais a se articularem, com urgência, para fornecer as estruturas adequadas e suficientes para o município ou fornecerem os recursos necessários para que os municípios contratem estas estruturas.