Notícias

  • Out

    21

    2021

ACE e Clínica Dr. Otávio Nascimento oferecem serviços de medicina e segurança do trabalho para atender o eSocial

Nesta última Fase do eSocial as empresas de todos os Grupos previstos no cronograma, se tornam obrigadas a enviar ao Governo Federal, os dados de SST

No dia 10 de janeiro de 2022 tem início a implantação da 4ª e última Fase do eSocial e as empresas de todos os Grupos previstos no cronograma, se tornam obrigadas a enviar ao Governo Federal, os dados de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Como é do conhecimento geral, o Governo Federal torna obrigatória a implantação do eSocial para todas as empresas, independentemente do número de funcionários. O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), visa a unificação das informações trabalhistas que devem ser enviadas ao Governo Federal, tais como, informações dos trabalhadores, com vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Apesar de ter o objetivo de desburocratizar o sistema de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, exige das empresas brasileiras um esforço significativo para adequar todas as suas informações. Isso demanda uma revisão minuciosa dos processos administrativos e contábeis, auxiliadas por soluções de TI (Tecnologia da Informação) que auxiliem os empregadores a prestarem as informações corretamente, dentro da nova realidade do eSocial.

Desta forma é necessário muito cuidado e trabalho para conjugar o envio dos dados do RH (Escritórios de Contabilidade), com os dados de Segurança do Trabalho, o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho), e os dados de Medicina Ocupacional. Estas informações têm que seguir um padrão uniformizado, pois qualquer descuido trava as informações no sistema e causa sérios problemas às empresas.

Importante salientar que realizar as medições para o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o LTCAT, bem como inserir os dados do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), demanda um estudo por técnicos especializados, devendo ser previstos com antecedência, evitando erros, o que pode causar penalidades pecuniárias onerosas às empresas.

Pensando em atender estas necessidades a ACE firmou uma parceria com a Clínica Dr. Otavio Nascimento, que oferece aos associados a assessoria e serviços especializados em medicina e segurança do trabalho.

A Clínica está capacitada a realizar todo o trabalho relativo à Medicina e Segurança do Trabalho, possuindo todos os equipamentos de medições de riscos ocupacionais (Medições de Ruídos, Luminosidade, Calor, Gases, Vapores, Névoas, Vibrações, etc.) e realiza os exames médicos complementares (Audiometria, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Espirometria, Exames Laboratoriais) de forma independente e concentrada em ambiente próprio, sem necessitar de terceirizar qualquer serviço, inclusive coleta de exames laboratoriais.

A Clínica possui capacidade para emitir os laudos de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) em até 24 horas, evitando desta forma o deslocamento dos funcionários para realizar exames complementares em diversos locais, com uma evidente economia de tempo. Trata-se de uma empresa com experiência de mais de 15 anos de dedicação exclusiva na área de medicina e segurança ocupacional.

A parceria possibilita uma série de serviços que atendem ao eSocial com preços diferenciados aos associados da ACE Batatais. As empresas interessadas devem comunicar com a ACE pelo telefone 3761-3700, ou pelo e-mail – gerencia@acebatatais.com.br .