Notícias

  • Mar

    01

    2021

Diretoria da ACE, Prefeito e COE discutem medidas do Plano São Paulo

Na tarde, desta segunda-feira, 01/03/2021, o Presidente da ACE, Ennio Fantacini, a Coordenadora do CMEC, Paula Mariano, e o Diretor de Assuntos Jurídicos da ACE, Alexandre Toledo, se reuniram com Prefeito Municipal de Batatais, Juninho Gaspar, a fim de tentar medidas para mitigar os efeitos da classificação do Município na Fase Vermelha do Plano São Paulo. Também participaram da reunião o Vice-Prefeito, Dr. Ricardo Mele Filho, a Secretária da Saúde, Bruna Toneti.

Os representantes da ACE indagaram ao Prefeito Municipal sobre a possibilidade de adotar o mesmo critério que o município de Ribeirão Preto (funcionar na fase laranja de segunda a sexta-feira e na fase vermelha aos sábados e domingos). O Prefeito Municipal recordou que, desde o início da gestão, anunciou que obedeceria o Plano São Paulo de retomada das atividades. Recordou que Batatais faz parte da Divisão Regional de Saúde XIII – DRS-XIII, que leva o nome de Ribeirão Preto, apenas porque este é o município mais populoso e com a maior estrutura de saúde da DRS, mas que a divisão pertence ao Governo do Estado de São Paulo e não ao município de Ribeirão Preto. Sobre o modelo adotado pela Administração de Ribeirão Preto, disse ter informações de que o Ministério Público ajuizou ação para manter o município na Fase Vermelha do Plano São Paulo, e imputou ao prefeito, Duarte Nogueira, prática de improbidade administrativa e crime contra a saúde pública.

A ACE propôs que os estabelecimentos de atividade não-essencial pudessem manter funcionamento nos regimes de “take away”, “drive-thru” e “delivery”.

No “take away", a empresa pode permanecer com as portas abertas, de onde é feito o atendimento, vedado ao público adentrar o estabelecimento.

Por orientação da Secretária da Saúde e deliberação do Prefeito Municipal, o “take away” não será adotado neste momento, em razão da ocupação de todos os leitos de enfermaria e UTI destinados à COVID no município de Batatais, bem como em razão do elevado número de contaminações nos últimos dias. Ficou agendada nova avaliação, dentro de dez dias, quando o “take away" poderá ser adotado, a depender dos números da COVID no município.

Continua autorizado o atendimento em regime de “drive-thru” e “delivery”, mas o Prefeito Municipal lembrou que as empresas devem estar atentas ao modo de executar estes atendimentos, ou seja, no “drive-thru”, o cliente encomenda a mercadoria pelos meios de comunicações disponíveis (telefone, e-mail, whatsapp, etc.), estaciona nas imediações da empresa e é atendido pela empresa sem sair do veículo; no “delivery”, o cliente faz a encomenda pelos meios de comunicação disponíveis e o empresário leva o produto até a casa do cliente.

O Prefeito Municipal pediu atenção dos empresários para aos protocolos do Plano São Paulo e à população em geral que observe as orientações sanitárias, evite aglomerações e saia de casa apenas para atividades estritamente necessárias.

 

Fonte: ACE Batatais 01/03/2021